Dicas interessantes para facilitar sua vida na hora de costurar.
TÉCNICAS INICIAIS
Embeber:
Faça um alinhavo, paralelo à linha de costura, prenda a linha no inicio do alinhavo com um nó ou enrole a linha num alfinete.
Puxe o alinhavo até atingir a medida desejada, distribuindo suavemente o franzido com as pontas dos dedos até que ele desapareça.
Prenda a linha na outra ponta com um alfinete. Se houver necessidade de disfarçar o franzido, use um pano úmido e ferro de passar não muito quente. O embebimento também pode ser feito na máquina de costura.
Franzir:
O procedimento é o mesmo de embeber; a diferença é que, pela maior quantidade de tecido no trecho marcado, o alinhavo ao ser puxado, faz com que o tecido fique pregueado ou franzido. O franzido também pode ser feito na máquina de costura.
ALÇAS:
Alça de Rolotê:
Vinque a tira do viés pelo centro, direito sobre direito. Costure de acordo com a medida dada, unindo as bordas. Prenda uma agulha com linha numa das pontas. Introduza o fundo da agulha no túnel pela abertura.
Deslize a agulha pelo túnel até alcançar a outra ponta. Puxe a linha, revirando o rolotê totalmente.
Alça de Rolotê Batido:
Embainhe as folgas de costura para o avesso. Bata a ferro. Vinque a tira pelo centro, avesso sobre avesso, unindo as bordas embainhadas. Costure rente às bordas.
Alça de Feita de Linha:
É importante que inicialmente você enfie a agulha com a linha dobrada. Junte as pontas soltas e dobradas com um nó pequeno.
Comece dando o primeiro ponto no lugar indicado pelo avesso do tecido. Enfie a agulha pelo lado direito, a uns 0,70cm de distância do primeiro ponto.
Ajuste a altura da alça com o próprio botão.
Torne a enfiar a agulha pelo avesso, rente ao início da alçinha, e saia pelo lado direito do tecido. Passe a agulha por trás da alçinha e sobre a linha, rente à base da alçinha. Puxe a agulha, formando a primeira laçada.
Prossiga dando as laçadas até o final da alçinha, ajustando-as com o dedo polegar e o indicador. Finallize com um nó no lado avesso do tecido.
Alça Tipo Presilha:
Vinque as folgas do tecido(bordas mais compridas da tira) para o avesso.
Vinque a tira ao meio, sobrepondo folga sobre folga do tecido.
Pesponte bem rente às bordas vincadas.
Pesponte bem rente às bordas vincadas.
Faça a montagem: prenda a presilha com alfinetes, em seguida faça uma costura de vai-e-volta na borda superior e inferior da presilha. Se a montagem for num cós, prenda uma das bordas rente à borda vincada do cós.
Outro tipo de montagem: prenda uma das bordas da presilha, simultaneamente à montagem da tira do cós na peça. Pesponte a presilha de acordo com a indicação da sua montagem. Vire a presilha para cima, embainhe a borda e prenda rente à borda vincada do cós com uma costura vai-e-volta. A ponta inferior da presilha também pode ser reforçada com o ponto mosca, em caso do tecido médio ou pesado.
0 comentários:
Postar um comentário